Som do carro com USB não toca determinadas mp3: por quê?

Bate papo, conversa fiada, conversa séria, discussões sobre o futuro da nação, reações nucleares, ciência, temas relevantes e irrelevantes. Escreva!

Som do carro com USB não toca determinadas mp3: por quê?

Mensagempor phantom75 » Dom Jun 07, 2009 22:51 pm

Galera, um enigma aí para os mais entendidos (sem duplo sentido, por favor :twisted: ) em mp3, som, mídia e etc.

Tenho um Pioneer DEH-P4UB no carro. Ele tem entrada usb, então taquei logo um pendrive de 8gb prá ouvir minhas músicas.

Até aí tudo bem. Só que reparei que determinadas músicas não tocam. No início, achei que fosse problema do pendrive. Formatei, tentei de novo, mesma coisa. Consegui identificar algumas músicas que não tocam, copiei em outro pendrive menor apenas elas... e nada. Detalhe que elas tocam normalmente no meu celular, no computador, no pendrive espetado no eee, e etc. Só não tocam no carro.

Lembrei que eu tive um Pioneer com mp3, mas era só CD, e também tive esse problema com uma ou outra música. Prá solucionar, só baixando uma mp3 diferente da mesma música, um outro arquivo.

Parece ser a mesma coisa que está acontecendo agora. Só que eu não consigo exatamente identificar o que faz uma música ser tocada e outra não. Não é bitrate, não é proteção... chequei várias coisas e não cheguei a uma conclusão. Digamos assim: tenho duas mp3 do mesmo artista, as duas 128kbps/44hz e com todas as características idênticas (pelo menos é o que o Winamp informa). Uma toca normalmente, a outra não.

Será que tem algo a ver com o algoritmo de codificação da mp3? Sei que programas que codificam um wave em mp3 muitas vezes usam algoritmos diferentes.

Algum expert no assunto aí consegue me ajudar? Se necessário, posso até enviar dois arquivos de exemplo, um que toca e um que não, prá se tentar achar a diferença.
Phantom75
Gradiente Strike->Samsung Fashion->LG Sensations->Motorola T720->Samsung S300m->Samsung E320->
Sony Ericsson W710i->Motorola A1200i->HTC Touch->HTC Touch Cruise->HTC Diamond->Sony Ericsson Xperia X1a->
Samsung Omnia 2->HTC Touch HD2->HTC Desire->Samsung Google Nexus S->Samsung Google Galaxy Nexus->LG Google Nexus 4->
Sony Xperia ZQ
Asus eee 701->Asus eee 900->Acer Aspire One AOA-150->Samsung P1000l Galaxy Tab->Samsung Galaxy Tab P7300->
Asus Google Nexus 7 Wifi 32gb
phantom75
Sênior
Sênior

Re: Som do carro com USB não toca determinadas mp3: por quê?

Mensagempor aylons » Dom Jun 07, 2009 23:38 pm

Dando o meu pitaco: verifique se o bitrate é o mesmo. Alguns mp3s nao tocam VBR, e o winamp só informa o bitrate atual. Depois, veja o nome do arquivo: alguns players tem problema com sinais gráficos, especialmente acentos.

O Winamp, na hora de sincronizar com pendrive, tem a alternativa de fazer transcoding automaticamente de músicas que não estejam no formato correto. Achando o problema, talvez isso te ajude.
AyloNs Hazzud, com N invertido

Algumas considerações de tecnologia misturada com outros assuntos que me interessam: Blog do Aylons.
aylons
Sênior
Sênior

Mensagempor charl » Dom Jun 07, 2009 23:40 pm

Elas são mp3 mesmo, não são wma?
Samsung Galaxy S4
charl
Sênior
Sênior

Mensagempor phantom75 » Seg Jun 08, 2009 10:17 am

Bom, citando exemplos de duas músicas, uma que toca e outra que não.

As duas são internacionais, portanto não têm nenhum caracter especial no nome do arquivo ou nas tags ID3 (v1 e v2, ambas preenchidas). São mp3 mesmo, não WMA, e têm o mesmo bitrate e frequência (128kbps/44hz).

As músicas estão organizadas e nomeadas de modo idêntico. Os nomes dos arquivos são:
(The Cranberries) Zombie.mp3 -- essa toca!
(The Cranberries) Just My Imagination.mp3 -- essa não toca!

Eu calculo ser algum detalhe do algoritmo de codificação por causa da experiência anterior que tive. Tive que baixar umas três mp3 de Infinita Highway, do Engenheiros, prá encontrar uma que tocasse no meu antigo Pioneer.

Só q a m&rd@ é que não consigo identificar de alguma forma qual arquivo vai tocar e qual não vai, apenas por tentativa e erro. E fazer isso com 6gb de música é dose! :evil:
Phantom75
Gradiente Strike->Samsung Fashion->LG Sensations->Motorola T720->Samsung S300m->Samsung E320->
Sony Ericsson W710i->Motorola A1200i->HTC Touch->HTC Touch Cruise->HTC Diamond->Sony Ericsson Xperia X1a->
Samsung Omnia 2->HTC Touch HD2->HTC Desire->Samsung Google Nexus S->Samsung Google Galaxy Nexus->LG Google Nexus 4->
Sony Xperia ZQ
Asus eee 701->Asus eee 900->Acer Aspire One AOA-150->Samsung P1000l Galaxy Tab->Samsung Galaxy Tab P7300->
phantom75
Sênior
Sênior

Mensagempor Wooky » Seg Jun 08, 2009 10:19 am

mande as duas no meu zé mail para eu dar uma olhada, por favor: wooky.linuxer arrouba gmail ponto com.
DVDs Piratas não vem com rootkits!

Wooky :erva:

Galaxy XImagem N8Imagem T1iImagem TransformerImagemImagem
Blog: http://isomorphismos.blogspot.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Wooky
Sênior
Sênior

Mensagempor Gustavo » Seg Jun 08, 2009 10:30 am

Esse som automotivo lê os 8gb do pendrive?
Gustavo
-----------------------------------------------------------
iPhone 5 32GB
Imagem Mac mini 2009 early Edition 4GB Ram
Kindle 3 Wifi
Ipod Nano 16GB 5ª Ger
iPad 1 16GB 3G+Wi-fi

Canon EOS REbel T1i + 24-105 F/4L
---------------------------------------------------------
Gustavo
Sênior
Sênior

Mensagempor phantom75 » Seg Jun 08, 2009 10:57 am

Gustavo, lê sim, numa boa. Só tem restrição ao número de pastas: tem q ser até 500 pastas/subpastas.

De qquer forma, até pensei que fosse um problema de leitura. Por isso, testei num pendrive de 1gb com umas 15 músicas apenas.

O teste foi basicamente o seguinte:
- Descobri que das 12 músicas que tenho dos Cranberries, 3 não tocavam;
- Das 3 músicas que tenho da Laura Pausini, 2 não tocavam;
- Gravei apenas essas 15 músicas (12 Cranberries, 3 Laura Pausini) num pendrive de 1gb vazio e formatado (na verdade, um leitor de cartão SD com um cartão microSD de 1gb + adaptador SD);
- Fiz o teste no som do carro, e vi que essas 5 músicas (3 Cranberries, 2 Laura Pausini) continuam não tocando.

Wooky, mandei. Vê lá o q vc encontra.
Phantom75
Sony Xperia ZQ
phantom75
Sênior
Sênior

Mensagempor Wooky » Seg Jun 08, 2009 11:58 am

phantom75 escreveu:Gustavo, lê sim, numa boa. Só tem restrição ao número de pastas: tem q ser até 500 pastas/subpastas.

De qquer forma, até pensei que fosse um problema de leitura. Por isso, testei num pendrive de 1gb com umas 15 músicas apenas.

O teste foi basicamente o seguinte:
- Descobri que das 12 músicas que tenho dos Cranberries, 3 não tocavam;
- Das 3 músicas que tenho da Laura Pausini, 2 não tocavam;
- Gravei apenas essas 15 músicas (12 Cranberries, 3 Laura Pausini) num pendrive de 1gb vazio e formatado (na verdade, um leitor de cartão SD com um cartão microSD de 1gb + adaptador SD);
- Fiz o teste no som do carro, e vi que essas 5 músicas (3 Cranberries, 2 Laura Pausini) continuam não tocando.

Wooky, mandei. Vê lá o q vc encontra.

Ok, mas só posso olhar de noite qnd chegar em casa, blz? :wink:

Blog: http://isomorphismos.blogspot.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Wooky
Sênior
Sênior

Mensagempor phantom75 » Seg Jun 08, 2009 15:04 pm

Wooky, blz! Se tu descobrir, tu é o cara! :mrgreen:
Phantom75
Sony Xperia ZQ
phantom75
Sênior
Sênior

Mensagempor Malino » Ter Jun 09, 2009 7:18 am

Tô curioso para ver a resolução do caso. Tenho pioneer a pouco tempo, o que tem BT/USB/aux, BT7080 e nunca vi nada parecido. Mas também não ouço muitas músicas no carro...
Smartphone: iPhone 3GS
[u]Digicam:
Nikon D50 + D90 + um monte de lentes, flashes e SDs

flickr
Malino
Avançado
Avançado

Mensagempor Wooky » Ter Jun 09, 2009 8:27 am

phantom75 escreveu:Wooky, blz! Se tu descobrir, tu é o cara! :mrgreen:

Olha, eu recebi... baixei... olhei... passei o strings nos dois... abri com editor hexa... e nada. :? Aparentemente os dois arquivos até foram criados ou pelo menos editados pelo mesmo programa (embora ele não esteja identificado, a disposição das tags é idêntica) e não há nada que diferencie significativamente um arquivo do outro. Até dei uma olhada com pente fino em uns headers, mas está tudo ok... raramente vc encontra alguma mp3 com headers que indicam copyright e pode ser que o Pioneer encrenque com isso... Poderia ser um caso de arquivo corrompido, mas aí não tocaria em outros players também... estou perplexo. Um palpite poderia ser a imagem JPEG incorporada à ID3 que talvez tenha confunda o mp3, mas é só um palpite mesmo.

O mais fácil a fazer é quando se deparar com uma música que não toque, é anotar a música e aí usar o Winamp, como o aylons recomendou, ou outro encoder, para gerar o arquivo de novo. Infelizmente. :cry:

Wooky
Sênior
Sênior

Mensagempor phantom75 » Ter Jun 09, 2009 10:23 am

Wooky, tb pensei na hipótese. Todas as minhas mp3 têm o álbum na tag. Pode ser que haja alguma relação com a imagem mesmo.

Faz assim, hj de noite vou fazer uma cópia de 2 ou 3 arquivos que não tocam, vou tirar as tags todas, inclusive o album art, e vejo que resultado dá.

Vai ter q ser assim, tentativa e erro mesmo.

Malino, que tal fazermos um teste? Eu envio prá vc, se vc quiser, uma que toca e uma que não toca.
Phantom75
Sony Xperia ZQ
phantom75
Sênior
Sênior

Mensagempor ffugita » Ter Jun 09, 2009 10:32 am

Uma dica, abra os arquivos com o winamp (ou outro, ex: tag&rename), e remova TODAS as tags "ID3v2" dos arquivos que não tocam (deixe só as tags v1 , ou mesmo não deixe nada). Veja se o problema é resolvido.
Assinatura em reformas
ffugita
Sênior
Sênior

Mensagempor sidarth » Ter Jun 09, 2009 11:00 am

Olá phantom75,

Tenho o mesmo player no meu carro. Poderia enviar a música com "defeito" para que eu possa testar se o comportamento é semelhante?

-> almeidajr arroba gmail

Obrigado!
sidarth
Recente
Recente

Mensagempor phantom75 » Ter Jun 09, 2009 11:43 am

sidarth, mandei. Testa aí e me fala.
Phantom75
Sony Xperia ZQ
phantom75
Sênior
Sênior

Próximo

Voltar para Bate papo