ar condicionado split

Bate papo, conversa fiada, conversa séria, discussões sobre o futuro da nação, reações nucleares, ciência, temas relevantes e irrelevantes. Escreva!

ar condicionado split

Mensagempor marcelozao » Dom Nov 22, 2009 9:26 am

Pessoal,
Vamos la:
- pesquisei no Google, mas so acho coisa muito "comercial"
Na prática, quem mora em casa e tem ar condiconado split ?
Dá muita manutenção ?
Qual melhor no quesito "personalização para n pessoas"?
Ruído?
Nem penso no consumo, pois se comprar um ar é para usar né? Mas sobe MUITO a conta de luz?
Vocês usam ele na voltagem correta ou via transformador? (para quem tem 110v e comprou 220v)
http://www.provedorbauru.com.br
IPAD first G 3G + Ipad wifi & Iphone 3GS
Macbook white
eee pc 701 black + EEEPC 1005HA black + eeepc 701 black
Ipod Nano 16Gb Grafite + Pulseira para relogio LunaTik
marcelozao
Sênior
Sênior

Re: ar condicionado split

Mensagempor Wooky » Dom Nov 22, 2009 10:40 am

marcelozao, em casa não tenho :cry: mas instalamos recentemente no trampo. O bom do split é que dá maior flexibilidade na colocação - vc não precisa de um buraco na parede ou janela, pode colocar em uma laje o condensador, ou em qualquer lugar que seja conveniente, e aí basta passar o duto. E a parte interna pode ser instalada no teto ou em qualquer lugar, não tem que ficar na parede. Ele é um pouco mais caro, mas pouca coisa considerando essa vantagem dele. A não ser que vc tenha uma janela com vidro e queira instalar o ar condicionado justamente lá (pq aí nesse caso a instalação é simples, basta cortar o vidro e colocar outro), o split compensa sim. Consumo e manutenção é igual ao padrão, depende de quantos BTUs tem o ar e de quanto tempo vc o usa.... se deixar ligado muito tempo o estrago é grande sim. Ruído varia muito de marca para marca e modelo para modelo, é bom prestar atenção nas especificações. Os mais silenciosos são mais caros, claro.
DVDs Piratas não vem com rootkits!

Wooky :erva:

Galaxy XImagem N8Imagem T1iImagem TransformerImagemImagem
Blog: http://isomorphismos.blogspot.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Wooky
Sênior
Sênior

Mensagempor Lucas Braga » Dom Nov 22, 2009 12:38 pm

Lá em casa temos (tou no sítio agora).

É muito bom! Não faz barulho nenhum, tem controle de temperatura excelente, fora que a mesma caixa condensadora pode servir para mais de um split, e pode ficar bem longe de onde vc quer por o ar condicionado.

Lá em casa, temos da marca Carrier. 220 volts, sendo a rede 110. Nunca tive absolutamente nenhum problema com manutenção, e olha que o nosso já tem tipo 6 anos já... Em comparação aos ar condicionados "normais", não tem diferença na conta de luz não. Na época, o da GREE era considerado o melhor, a gente não pegou dele pq era bem mais caro. Mas enfim, recomendo fortemente!
ImagemTecnoblog
ImagemTwitter

Nexus 4 16 GB @ Oi
iPad 2 3G+Wi-Fi 16 GB @ TIM
MacBook Pro 15" early 2011
Lucas Braga
Intermediário
Intermediário

Mensagempor gurx » Dom Nov 22, 2009 13:23 pm

Aqui em casa temos um da Gree.

Equipamento muito bom, baixo nível de ruido, abaixa bem a temperatura...

O problema é que está pifado tem bem uns 20 dias. Começou porque o gás escapou e agora o compressor foi para o saco (pelo menos é o que parece, já que ele só está ventilando).
Só está parado assim, a tanto tempo porque a empresa que instalou e fazia a manutenção está mais preocupada em instalar novos aparelhos do que manter funcionando os já instalados. Ou seja: não está dando a mínima bola...

Mas já contratamos um técnico (trabalha na empresa que instalou, mas também trabalha "por fora") que vai terminar o reparo na 2ª feira. Só não terminou antes por conta do feriado.

Ou seja: se comprar um é bom ficar de olho na empresa que vai instalar e dar manutenção, para não ficar sem o aparelho de uma hora para outra.
Dúvidas ? Veja aqui

Twitter: @Mr_Gurx
Tumblr: http://mrgurx.tumblr.com/
FaceBook: http://www.facebook.com/Mr.Gurgel

iPhone 4 A1332 iOS 7.0.4
Desktop: Windows Seven Professional
Sócio-fugitivo da APA - Associação dos PDA dependentes Anônimos
gurx
Sênior
Sênior

Mensagempor FGiacomo » Dom Nov 22, 2009 13:33 pm

Barulho ele faz, mas é o mínimo possível. É como o barulho do ar-condicionado do carro na velocidade 1 ou 2. E, comparado aos aparelhos de ar convencional, é muito mais silencioso mesmo.

Agora, tem um problema: dependendo do aparelho e da instalação ele pode sofrer com condensação. O meu umas 3 ou 4 vezes "vazou" água e molhou um monte o meu quarto. Chamei a AT e eles mostraram como funciona o ar: ele tem uma bandeja onde caem os "pingos" da condensação. Se tiver algum problema ali de "escoamento" vai derramar e vazar. É um saco. Um colega de trabalho da mãe sofre com o dele seguidas vezes.

Em termos de conforto e praticidade, acho que é o melhor. Fica discreto, bonito, o controle tem muito mais funções que os comuns de ar-condicionado de parede...

Em termos de custo, aqui em casa custou uns 1000 reais (um pouco mais), com instalação. E a conta de luz vem salgada mesmo (uso 100% do tempo que estou em casa).
FGiacomo
Sênior
Sênior

Mensagempor charl » Dom Nov 22, 2009 16:25 pm

marcelozao, aqui no RS, pelo menos na minha cidade, esses climatizadores splits já estão bem popularizados. E esse ano tá virando febre, estão instalando em tudo que é canto, seja em lojas ou em casas... O verão aqui é muito quente, com uma sensação de abafado. Acho que nas regiões com o clima mais seco a sensação de calor não é tão grande.

Aqui em casa nós temos 8. :shock: Sim, exagero, mas são 8 mesmo. Temos 5 da Artel, que são os primeiros que compramos há uns 3 ou 4 anos, e também 3 da Midea, que instalamos faz pouco.

Nunca tivemos problema de manutenção. A única coisa que tem que fazer é limpar o filtro de vez em quando, procedimento bem simples, comum em qualquer aparelho.

Estamos pensando em climatizar a nossa loja esse ano também, lá precisaria de 2 de 60000btus. Aqui sim a conta de luz vai vir pesada...

fgiacomo escreveu:Agora, tem um problema: dependendo do aparelho e da instalação ele pode sofrer com condensação. O meu umas 3 ou 4 vezes "vazou" água e molhou um monte o meu quarto. Chamei a AT e eles mostraram como funciona o ar: ele tem uma bandeja onde caem os "pingos" da condensação. Se tiver algum problema ali de "escoamento" vai derramar e vazar. É um saco. Um colega de trabalho da mãe sofre com o dele seguidas vezes.

Isso não é problema no aparelho, mas sim na instalação. Quando ligado no modo frio, o aparelho "produz" água na unidade interna, e se o dreno não tiver sido bem feito, vai vazar por algum buraco. Alguns instaladores não conhecem a lei da gravidade e acham que a água consegue subir pra passar pelo dreno mal feito que eles fazem. Acaba vazando.
Samsung Galaxy S4
charl
Sênior
Sênior

Mensagempor fs » Dom Nov 22, 2009 16:27 pm

Giacomo, manda o colega da tua mãe chamar o técnico, pegar um fio rígido de cobre de 1mm desencapado e colocar dentro da mangueira do dreno. Isso vai resolver o problema de vazão, que 90% das vezes constitui-se de uma maldita bolha de ar na mangueira, formando uma rolha.

Marcelo, duas coisas importantes:
1. prefira 220v. É mais fácil de achar, é mais barato em algumas lojas e é mais barato de instalar a fiação, porque a equação tensão vs. corrente lhe favorece e o fio precisa ser mais fino. Se pra um 110 você ia precisar de um fio de 2 ou 2.5mm, você pode usar um de 1.5mm pro 220. Essa lição aprendi com meu velho, que é engenheiro eletricista, no papel, inclusive.

2. meça com MUITO cuidado o volume pra calcular quantos BTUs você vai precisar. Digo isso porque o cara que me vendeu foi lá em casa antes e jurou de pés juntos que 13m2 7000BTUs davam. Só que ele errou a conta e, pra piorar, uma das paredes é poente. Resultado: até gela, mas de A ele virou C na classificação PROCEL pelo esforço que tem de fazer pra dar conta do recado.

E, finalmente, pense bem se vai comprar pra um cômodo só ou pra mais de um. É que existem modelos, notadamente da Trane, Gree, Consul e, acho, Electrolux, que têm condensador para dois evaporadores. Isso lhe dá uma economia na instalação e na conta de luz, porque é um compressor só trabalhando. Eu, por exemplo, tô querendo botar ar no segundo quarto do apartamento e tô me vendo aqui como vou fazer, porque agora não vou tirar o que já tenho e nem quero quebrar mais nada por aqui.

Ah. Um casal de amigos botou um electrolux de 18000 na fazenda e tão satisfeitos. O instalador, que é credenciado Consul também, disse pra preferir, nessa ordem, Electrolux, Gree e LG e EVITAR Consul, porque os clientes deles que compraram Consul tão cuspindo fogo pelas ventas. E outra que me lembrei agora: Electrolux dá garantia de 1 ano e 3 anos, internos e externos, mas se você instalar com um credenciado deles, é 3 anos pra tudo. Achei isso um diferencial MUITO conveniente, considerando que é um equipamento de manutenção um pouco cara.
---
Fernando Segura
ThinkPad X200 | Lumia 920 | Blackberry Playbook | iTouch 3G 32GB | iPad WiFi 32GB | Nikon D80 | Lumix FH20

Troca Letra - Atualizado toda quinta-feira!
fs
Moderador
Moderador

Mensagempor marcelozao » Dom Nov 22, 2009 19:23 pm

Opa, boa dica da unidade para 2 aparelhos, pois do lado do meu eh o quarto das meninas,se somente um "compressor" servir, nao quebra tanto a estetica da casa.

Charl Midea eh bom? Tinha impressao por nao ser conhecido, que nao seria tao bom !
http://www.provedorbauru.com.br
IPAD first G 3G + Ipad wifi & Iphone 3GS
Macbook white
eee pc 701 black + EEEPC 1005HA black + eeepc 701 black
Ipod Nano 16Gb Grafite + Pulseira para relogio LunaTik
marcelozao
Sênior
Sênior

Mensagempor charl » Dom Nov 22, 2009 22:11 pm

marcelozao escreveu: Charl Midea eh bom? Tinha impressao por nao ser conhecido, que nao seria tao bom !

Cara, a gente tem Midea a pouco tempo, então não posso falar sobre questão de durabilidade. Mas a impressão que eu tive foi muito boa. Tem alguns detalhes que fazem a diferença, como o controle remoto, que dos Midea são muito bons. Tem iluminação no visor, os botões brilham no escuro... É bem melhor do que precisar ligar a luz no quarto para regular.. O controle dos da LG é ridículo, tem um visor minúsculo e poucas opções.
Outra coisa que gostei nesse Midea é que você pode ajustar as aletas, pelo controle, pra jogar o ar em direção à parede. Isso é muito útil, porque é bem desagradável quando o split joga o ar bem em cima das pessoas. Aqui na sala de casa ele ficava virado de frente para o sofá, a gente teve que mudar para a parede do lado.

A Midea parece que é uma das maiores fabricantes de ar-condicionado do mundo, e o cara que me vendeu disse que é ela que fabrica o aparelho da Electrolux. E se você for olhar, são bem parecidos. Parece que na caixa dos Electrolux vem escrito que é fabricado pela Midea.

Mesma coisa com os da Gree mais antigos, que eram iguais aos da Artel, até o controle. O fabricante é o mesmo, só muda a marca e às vezes a carcaça.

Artel eu acho que nem deve ter aí pra cima, já que a fábrica é no RS. Foi uma das primeiras marcas que chegaram no mercado aqui, junto com a Gree. Agora parece que as duas encolheram com a chegada de novos concorrentes.
Samsung Galaxy S4
charl
Sênior
Sênior

Mensagempor fs » Dom Nov 22, 2009 23:14 pm

charl, então acho que Midea e Electrolux compartilham hardware mesmo, porque o controle do Electrolux que eu vi instalado é exatamente como você tá descrevendo.

Agora, qual a categoria do Midea? Quando eu comprei o Gree, quase comprei o Midea mas só tinha B e o Gree era A.

Falando em compartilhar hardware, a Gree é quem fabrica os Trane. Meus pais têm algumas unidades Trane em casa e as menores são idênticas ao meu Gree. Menos o controle remoto, que o meu veio do mais novo, com botões que brilham no escuro mas sem backlight. O deles ainda é aquele controle monstruoso com um botão vermelho.
---
Fernando Segura
ThinkPad X200 | Lumia 920 | Blackberry Playbook | iTouch 3G 32GB | iPad WiFi 32GB | Nikon D80 | Lumix FH20

Troca Letra - Atualizado toda quinta-feira!
fs
Moderador
Moderador

Mensagempor jeff malone » Seg Nov 23, 2009 7:33 am

marcelozao escreveu:Pessoal,

Nem penso no consumo, pois se comprar um ar é para usar né? Mas sobe MUITO a conta de luz?
Vocês usam ele na voltagem correta ou via transformador? (para quem tem 110v e comprou 220v)

se o consumo é uma variável importante, compre um inverter.
jeff malone
Recente
Recente

Mensagempor ffugita » Seg Nov 23, 2009 10:10 am

jeff malone escreveu:

Se for comprar algum aparelho 220v, e sua casa não tiver possibilidade de se instalar tomada 220v (mesmo se efetuar outra ligaçao no quadro de energia), acho melhor ficar com o aparelho 110v mesmo, pois o uso de transformadores de energia implica em perda de energia devido as próprias caracteristicas do transformador...
Assinatura em reformas
ffugita
Sênior
Sênior

Mensagempor charl » Seg Nov 23, 2009 11:04 am

fs escreveu:charl, então acho que Midea e Electrolux compartilham hardware mesmo, porque o controle do Electrolux que eu vi instalado é exatamente como você tá descrevendo.

O controle do Midea que eu tenho é esse. O dos Electrolux que eu conheço é diferente, mas deve ter as mesmas funções, já que a máquina é a mesma.

Agora, qual a categoria do Midea? Quando eu comprei o Gree, quase comprei o Midea mas só tinha B e o Gree era A.

Isso depende do modelo, e de quantos BTUs. Sem dúvida, também acho melhor optar pelos da categoria A, sempre.
Samsung Galaxy S4
charl
Sênior
Sênior

Mensagempor jeff malone » Seg Nov 23, 2009 14:42 pm

ffugita escreveu:
jeff malone escreveu:

Se for comprar algum aparelho 220v, e sua casa não tiver possibilidade de se instalar tomada 220v (mesmo se efetuar outra ligaçao no quadro de energia), acho melhor ficar com o aparelho 110v mesmo, pois o uso de transformadores de energia implica em perda de energia devido as próprias caracteristicas do transformador...

tb nao sou adepto de "gambiarras" mas mesmo se for fazer uso do trafo vale a pena.
a economia em relação aos AC convencionais é de até 40% e as perdas no trafo nao chega nem prox. disso.
jeff malone
Recente
Recente

Mensagempor ffugita » Seg Nov 23, 2009 16:38 pm

jeff malone escreveu:tb nao sou adepto de "gambiarras" mas mesmo se for fazer uso do trafo vale a pena.
a economia em relação aos AC convencionais é de até 40% e as perdas no trafo nao chega nem prox. disso.

AC em 110 ou 220v vao consumir a mesma coisa, mas a fiaçao vai ser diferente. A potencia elétrica consumida, comparando aparelhos equivalentes, são iguais. É ilusao achar que 220v consome menos, ele só exige uma instalaçao elétrica menos "parruda". Aparelhos 110v são mais caros e raros de se achar...

http://www.elgin.com.br/portalelgin/Sit ... maincat=24
O 220v até consome mais energia....

É só ver:
ERF 10000-1 - 1060 W/h
ERF 10000-2 - 1135 W/h

Esse consome a mesma coisa em 110 ou 220v:
http://www.elgin.com.br/portalelgin/Sit ... maincat=24

EAF 7500-1 - 750 W/h
EAF 7500-2 - 750 W/h

Trafo pode ter perdas grandes devido ao aquecimento e perda de energia pelo núcleo, e considerando a potencia envolvida não são despreziveis. 10 a 20% da energia pode ir pro ralo.
Assinatura em reformas
ffugita
Sênior
Sênior

Próximo

Voltar para Bate papo